Matérias de 1975

do assistente do diretor". Então, decidiu escrever um roteiro, baseado no romance A Escrava lsaura, de Bernardo Guimarães.
"Todo mundo achou estranhíssimo. Imagine só, um iugoslavo recém-chegado querer filmar um assunto tipicamente brasileiro. Aí eu disse: não tem problema nenhum, eu vou para a biblioteca, estudo durante seis meses e apronto o roteiro e o filme. 0 produtor me chamou de louco e disse que as filmagens tinham de estar concluídas em quatro semanas. Foi o meu primeiro contato com a realidade brasileira."
Rapidamente, adaptou-se a situaçáo, entrando na onda das chanchadas. Entre outras, dirigiu Sai de Baixo, Garota Enxuta e Entrei de Gaiato.

Chanchadas, uma necessidade

"Para definir o que é uma chanchada, tenho de começar pela comédia, que é um drama com solução cômica. Os personagens realmente existem, têm um caráter. Mas há um outro tipo de filme engraçado em que náo existem personagens e sim tipos, em que os elementos são exagerados. É a chanchada. Nela os tipos não são humanos, sua caracterizaçáo é superficial e usa meios grosseiros para atingir o riso do público."
Uma definição que pode ser entendida como uma autocritica. Mas com a competente justificação.
"Acho que ainda não chegamos a fazer uma boa comédia, pois os tipos são sempre exagerados. E há mil dificuldades. Em primeiro lugar, um esquema financeiro apertado. Em segundo, o fato de termos que trabalhar com gente de teatro e tevê, que precisa aprender tudo de novo no cinema. É claro que dirigi chanchadas, mas por pura necessidade. Náo é que eu esteja querendo me desculpar, mas sempre tentei e vou tentar elevar o meu padrão. E um dia ainda vou fazer uma comédia social com o Renato Aragáo."
Essa necessidade também foi a responsável pela criação de sua produtora, depois que os primeiros filmes receberam prêmios, mas foram um completo fracasso financeiro.
"Comecei a ter fama de bom técnico, mas incapaz de fazer um filme de sucesso. Eu tinha de realizar um filme que desse dinheiro, para recuperar minha posição. Aí, dirigi Sai de Baixo, uma chanchada. Deu certo e continuei nessa linha."
Mas a fonte das chanchadas secou e ele passou a fazer o que hoje chama de "comédias impróprias".
"Só consegui dores de cabeça. Os filmes tiveram muitos cortes e não agradaram ao público." E se as pessoas mudaram, J. B. Tanko também tinha de mudar. Como as comédias impróprias deram prejuízo, passou para o drama infantil (Rua Descalça, baseado em José Mauro de Vasconcelos). Outro fracasso. Até que descobriu sua mina de ouro, a dupla da tevê Renato Aragáo e Dedé Santana. E está 
explorando esse filao há quatro filmes.

Tópico: Matérias de 1975

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

© 2010 Acervo particular de Lozandres Braga -Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode